terça-feira, 17 de junho de 2008

Cynthya, Pablo e Joana na ilha deserta

Outro dia, ah! Olá eu sou a Cynthya, vou contar: o PABLO, A JOANA E EU JÁ VIAJAMOS DE NAVIO, VOU CONTAR DIREITINHO:
CIDADE JUNKEI, 10: 17 DA MANHÃ, CASA DA JOANA, ENQUANTO O PABLO IA BUSCAR SUAS COISAS NA SUA CASA, A AVÓ DA JOANA E EU ESCUTÁVAMOS UM SOM NA RÁDIO BLUG N, A JOANA IA BEIJANDO A CASA TODA E CHECANDO A MINHA MALA E A DELA, O SR. TIMOTÉO ( PAI DA JOANA) COM UM LENÇO CHORANDO, TODA A FAMÍLIA DA JÔ AGITADA, ETC.
10: 26 DA MANHÃ, 8 MINUTOS PARA O NAVIO PARTIR, NÓS E O TIO DA JOANA JÁ ESTÁVAMOS NO PORTO, QUANDO O PABLO FALOU:
_ TÔ COM FOME, ALGUÉM TEM BALA, GENTE?
10:34 DA MANHÃ, HORA DE PARTIR! O PABLO FOI O QUARTO PASSAGEIRO QUE ENTROU NO NAVIO, EU A QUINTA E A JOANA FOI A SEXTA, DEPOIS QUE TODOS OS 69 PASSAGEIROS ENTRARAM NO NAVIO, FOI TANTA VELOCIDADE QUE UM GAROTO QUE ESTAVA DO MEU LADO VOMITOU 4 VEZES SEGUIDAS NO MEU TAMANCO ROSA.
2:44 DATARDE, PABLO COMENDO UM BOLO QUE SERVIRAM NO NAVIO, A JOANA DORMINDO E EU PASSANDO ESMALTE NAS MINHAS UNHAS, QUANDO DE REPENTE, O NAVIO TOMBOU E O PABLO E O BOLO CAÍRAM. EU PULEI DO NAVIO E A JOANA ACORDOU E TAMBÉM PULOU, O PABLO ESTAVA DESMAIADO, FLUTUANDO NO MAR, EU E MINHA AMIGA PEGAMOS ELE PELOS BRAÇOS E PERNAS E NADAMOS.
DEPOIS DE UMA HORA, ESTÁVAMOS EM UMA ILHA, EU DISSE:
_PABLO, PABLO, PABLO, ACORDE AMIGÃO!
ELE ACORDOU E SENTOU NA AREIA. A JÔ SUBIU EM UMA BANANEIRA, PEGOU QUATRO CACHOS, JOGOU TRÊS CACHOS PARA MIM, UM PARA O PABLO. DESCEU E COMEÇOU A DESENHAR NA AREIA, PABLO FALOU:
_JÔ, O QUE EXATAMENTE É ISSO, MITA?
_BOBO, ESTOU FAZENDO UM PLANO COM OS TAIS DEVERES QUE CADA UM DE NÓS DEVE FAZER PARA SOBREVIVER NESTE LUGAR.
OS MEUS DEVERES ERAM PROCURAR OUTRAS PESSOAS NA ILHA E PROCURAR CONCHAS (PARA FAZER DESENHOS DE PEDIDO DE SOCORRO, UTILIZANDO AS CONCHAS) .
TODO MUNDO COLABOROU ( EU ENCONTREI CONCHAS, MAS NÃO PESSOAS) E A JÔ ATÉ ACHOU AQUELE BOLO QUE O PABLO ESTAVA COMENDO. DEPOIS QUE NÓS TRÊS CUMPRIMOS TODOS OS DEVERES, PEGAMOS PEDRAS, FOLHAS DE PALMEIRAS, FRUTAS, CIPÓS. PESCAMOS JUNTOS UM PEIXE E CONTRUÍMOS UMA CASA COM QUASE TUDO ISSO. GUARDAMOS OS ALIMENTOS PARA COMER MAIS TARDE, MAS EU E A JOANA PEGAMOS, ESCONDIDAS, UMA GOIABA E REPARTIMOS.
NÓS PASSAMOS UMA NOITE BEM TRANQUÍLA NA ILHA. EU ACORDEI AS DUAS DA MANHÃ E FUI PESCAR. AS SEIS, A JOANA ACORDOU COM O RONCO DO PABLO, QUE LEVOU UMA SURRA DELA. NÓS FOMOS PROCURAR PESSOAS NA ILHA AS NOVE E TRINTA E SETE. QUE SORTE!! ENCONTRAMOS UM VARAL COM 6 BLUSAS, 15 CAMISETAS E 39 CALÇAS, ISSO QUERIA DIZER QUE HAVIA PESSOAS POR ALI. ANDAMOS BASTANTE QUASE ATÉ A TARDE, VIMOS MESAS COM CERVEJA E SUCOS E FINALMENTE ENCONTRAMOS UM CAPITÃO DE NAVIO E SEUS FUNCIONÁRIOS QUE NOS LEVARAM DIRETO PARA CASA.

11 comentários:

Kris disse...

Peter, é a Kris! Eu adorei que você postou pela primeira vez no seu blog! Parabéns, adorei sua história! Continue postando para eu continuar acompanhando todos os seus textos, ok? Um beijão da sua prima!

Kris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius disse...

Peterzinho! Agora você é um blogueiro!
Parabéns pelo seu primeiro post. Estou acompanhando seu blog daqui. Escreva sempre!

Kenneth Correa disse...

olá Peter, é o seu primo, Keninho! Quando tiver mais histórias eu quero ler mais!

Ju Turatti disse...

Peter! Adorei a tua história... tem muito detalhe e contagia o leitor...
Parabéns pelo primeiro post!
Ah! Eu fiquei com vontade de quero mais... tô só esperando uma nova aventura!!!
Grande beijoca!!!

Guilherme disse...

Olá, Peter, a internet tem dessas coisas: pessoas que a gente nem conhece, lêem nossos textos e comentam. Meu nome é Guilherme, sou jornalista, amigo da Juliana e do Kenneth...Adorei seu texto, muito legal a história. Essa coisa de ter blog é muito legal. Fico esperando pelo próximo post...Valeu, abraço.

Unknown disse...

Oi Peter. Aqui é o Leleo. Recebi um e-mail do Keninho e resolvi ver seu blog.
Adorei a primeira história ainda mais porque eles no final não ficaram perdidos na ilha!!! Imagina que loucura eles perdidos no meio do mar?!?!
Quero mais histórias...
Abraço do Leleo...

Gabriel Cascavel disse...

muito criativa sua historia
gabriel

lalaekim disse...

Oi peter,é a Eulalia!
Agora tenho cesteza que será um escritor mesmo!Acho que meus netos vão adorar suas histórias e vou me orgulhar de ter sido sua dentista e amiga quando criança.Continue firme que estarei te acompanhando.
BJS

Luiza disse...

Peter, muito boa a sua história! Quero ler outras!!
Beijos da sua prima!!

Unknown disse...

eai peter tudo bom?
fikei sabendo do seu blog e ta muito bom...
eu nao li todas as historias ainda, mas vou ler logo
continue escrevendo
até mais pituxo